domingo, 23 de novembro de 2008

NUTRIÇĂO DE AVES DE CRIAÇĂO

A constante evoluçăo genética dos plantéis exige cada vez mais cuidados para que năo percamos tempo, dinheiro e o prazer desta atividade apaixonante que é a criaçăo de aves.

A criaçăo de sucesso está baseada em tręs pilares principais:

GENÉTICA – SANIDADE – NUTRIÇĂO

A genética determina o ritmo da evoluçăo dos plantéis e para que estes possam expressar todo seu potencial, devemos acompanhar estas mudanças genéticas com evoluçăo também na sanidade e na nutriçăo.

É claro que as instalaçőes e o manejo também săo muito importantes, mas sem a adequada manutençăo dos tręs pilares a criaçăo năo chegará ao seu máximo.

No caso da nutriçăo, o suporte necessário ŕ máxima expressăo genética das aves ganhou nos últimos anos algumas ferramentas importantes no que diz respeito ŕ otimizaçăo dos nutrientes disponíveis nas dietas. O perfil nutricional evoluiu muito nas últimas duas décadas, a relaçăo entre os nutrientes está muito ajustada, as matérias primas utilizadas tęm qualidade cada vez melhor, no entanto, era necessário fazer com que as aves conseguissem aproveitar de maneira mais eficiente cada componente presente na raçăo.

Neste sentido as pesquisas atuais nos brindaram com alguns aditivos capazes de promover este aproveitamento superior dos nutrientes das dietas e em pouco tempo estes aditivos tem se tornado parte indispensável das raçőes de melhor qualidade.

Vamos agora descrever de maneira sucinta as funçőes de alguns destes aditivos e sua importância para a evoluçăo cada vez mais especializada dos plantéis:

Vitaminas Protegidas: as vitaminas săo nutrientes essenciais para o bom desempenho de todas as funçőes vitais das aves e devem estar presentes em quantidade suficiente e balanceada nas raçőes para que possam contribuir de maneira efetiva. Com a evoluçăo das raçőes no sentido do processo de fabricaçăo como por exemplo a peletizaçăo, extrusăo e também o aumento do prazo de armazenamento, houve a necessidade de tornar as vitaminas mais estáveis para que suportassem as altas temperaturas e permanecessem íntegras até sua absorçăo no intestino das aves. Outra necessidade era a de fazer com que as vitaminas passassem pelo trato digestivo das aves (moela, proventrículo), sem se degradar no Ph ácido destes órgăos, chegando assim ao intestino em quantidade e qualidade superiores. Sendo assim, desenvolveu-se um processo de proteçăo ou encapsulamento das vitaminas para que isto fosse possível.

Minerais Orgânicos (Quelatados): com a mesma importância das vitaminas na nutriçăo das aves, os minerais também săo componentes obrigatórios das raçőes e os cuidados com o balanceamento e as dosagens devem ser constantes. Os minerais estăo divididos em macrominerais (Cálcio, Fósforo, Sódio, Potássio) e microminerais (Selęnio, Cobre, Ferro, Zinco, Manganęs, Cromo, Cobalto) em funçăo das quantidades necessárias ao organismo. O fato dos microminerais serem necessários em quantidades menores, năo significa que sejam menos importantes. Săo os microminerais parte integrante e responsáveis pelo bom funcionamento das enzimas endógenas que comandam todos os processos fisiológicos das aves entre os quais podemos citar: crescimento ósseo, muscular, empenamento, fertilidade, controle do stress, formaçăo da casca do ovo, enfim tudo que se passa na ave é controlado por alguma substância do organismo (enzima endógena) e estas substâncias tem microminerais como parte de sua estrutura.

Para que possam ser absorvidos no instestino das aves, os minerais devem se ligar a um aminoácido específico e isto pode ocorrer no próprio intestino antes que os minerais passem pela zona de absorçăo e sejam excretados nas fezes, ou o processo pode ser otimizado com a utilizaçăo de minerais orgânicos ou quelatados. A quelaçăo, é o processo de ligaçăo dos microminerais com moléculas orgânicas (aminoácidos, açúcares, lipídeos, etc) com a finalidade de “antecipar” este processo para o organismo. A ligaçăo que deveria ocorrer dentro do trato digestivo da ave, é feita antes e o micromineral chega ŕ zona de absorçăo pronto para ser absorvido, fazendo assim com que uma maior quantidade dos elementos chegue ŕ corrente sanguínea e possa desenvolver suas funçőes de maneira melhor.

Enzimas digestivas: para o aproveitamento dos nutrientes da dieta é necessário que as aves consigam digerir os alimentos. Para isto utilizam enzimas presentes em todo o trato digestivo, desde a língua e saliva até o fígado, vesícula biliar e pâncreas. Contudo as aves possuem certas enzimas em quantidade suficiente para digerir apenas uma parte dos alimentos, ficando intocada uma outra parte que chamamos de substrato năo digestível. Este substrato năo digestível pelas enzimas das aves pode ser aproveitado pelo organismo se adicionamos ŕs dietas uma suplementaçăo destas enzimas, fazendo assim com que o organismo possa retirar dos alimentos uma quantidade maior de nutrientes como proteína, energia, aminoácidos, fósforo, entre outros.

Probióticos: para realizar a boa digestăo dos alimentos, o intestino deve conter uma flora bacteriana que vai agir auxiliando esta digestăo. Vários fatores como stress, medicaçăo, competiçăo com bactérias patogęnicas (nocivas), podem alterar a composiçăo desta flora intestinal, prejudicando a digestăo e absorçăo dos nutrientes e conseqüentemente o estado geral de saúde da ave. Para prevenir e até mesmo restabelecer as boas condiçőes da flora intestinal, podemos utilizar os probióticos que săo compostos produzidos a partir de colônias de bactérias benéficas e que văo promover a colonizaçăo do ambiente intestinal, preservando e melhorando assim a condiçăo digestiva da ave.

Prebióticos: săo compostos geralmente de polissacarídeos (mananoligossacarídeos) utilizados para facilitar a proliferaçăo das bactérias benéficas no trato intestinal. Tęm valor nutricional que permitem a estas bactérias se proliferar e tomar o espaço que poderia ser ocupado por bactérias nocivas (patogęnicas), auxiliando na manutençăo da boa flora intestinal.

Adsorvente de Micotoxinas: a produçăo e armazenamento de sementes e grăos, está sujeita ŕ proliferaçăo de fungos que facilmente se desenvolvem em nossas condiçőes climáticas. Estes fungos săo responsáveis pela produçăo de substâncias tóxicas ŕs aves chamadas de Micotoxinas. Săo as micotoxinas que causam todos os problemas atribuídos aos fungos na alimentaçăo das aves, como problemas hepáticos, renais, neurológicos, infertilidade e até mesmo mortalidade. Os aditivos adsorventes de micotoxinas tęm a capacidade de se ligar a estas substâncias no intestino antes de serem absorvidas pelo organismo das aves e carreá-las para fora via fezes, anulando assim seu efeito deletério. É importante ressaltar que aditivos antifúngicos tęm a propriedade de impedir a formaçăo de fungos nos alimentos quando armazenados năo tendo açăo alguma sobre as micotoxinas; porém muitas pesquisas mostram que a produçăo de micotoxinas por fungos começa ainda nas plantaçőes, chegando assim já produzidas ao armazenamento. Assim a utilizaçăo dos adsorventes de micotoxinas também é uma importante ferramenta para a manutençăo as saúde das aves.

Vale a pena dizer que tudo que se pode oferecer em termos de nutriçăo, deve seguir critérios técnicos, pois o excesso pode prejudicar tanto ou mais que a caręncia de algum nutriente. Vitaminas e minerais tem interaçăo entre si, de forma que altas doses de uma vitamina podem provocar bloqueio da absorçăo de outra assim como nos minerais; alguns minerais, apesar de essenciais, podem se tornar tóxicos em altas doses. De modo que utilizar estes recursos para obter sucesso na criaçăo deve ser algo responsável e com acompanhamento técnico.

Estes produtos estăo disponíveis no mercado e, tanto podem como devem fazer parte de uma raçăo ou farinhada de boa qualidade. As raçőes prontas já com os aditivos săo o melhor meio para se utilizar, pois obedecerăo a um balanceamento orientado por um técnico responsável, além de ser bastante complicado manusear doses pequenas destes aditivos em casa. A margem de erro é muito grande.

Como demonstramos acima, os recursos disponíveis para manter a boa saúde dos nossos plantéis săo muitos e naturalmente eficientes. Devemos assim, nos conscientizar de uma vez por todas que os tradicionais antibióticos ainda utilizados por alguns criadores, devem ter apenas funçăo terapęutica (para o tratamento de doenças) e deixar de integrar de maneira contínua as raçőes. Os efeitos da utilizaçăo de antibióticos a longo prazo ou em doses inadequados traz muito mais problemas do que benefícios. Mas este tema é assunto para outro artigo. Devemos e podemos prevenir doenças e ter bons resultados com boa alimentaçăo!!!

Nenhum comentário: