domingo, 23 de novembro de 2008

PEITO SECO (Causa ou conseqüęncia)

Levando-se em consideraçăo o fato de que, constantemente, muitos criadores de pássaros afirmam ter em seu criadouro aves com peito-seco, facăo, gilete ou quilha, embolados e sem comer, é preciso analisar o seguinte:

A expressăo peito-seco năo é doença e sim a conseqüęncia, ou sintoma de uma série de doenças, como veremos a seguir:

A) Coccidiose (Eimeriose) - É provocada por um protozoário que parasita os intestinos, causando diarréia, fraqueza, plumas da cloaca sujas pelas fezes e acomete todo e qualquer tipo de pássaro. O tratamento preventivo é necessário, ao menos, a cada seis meses, já o tratamento curativo, sempre que diagnosticar um pássaro doente.

B) Verminoses - Muitos săo os vermes que acometem os pássaros durante toda a sua existęncia, sendo necessário, portanto, efetuar, no mínimo, duas vermifugaçőes ao ano em todo o plantei. Estas devem ser repetidas após
quinze dias para certificar-se de que todos os estágios dos vermes foram eliminados.

C) Fungos - Podem ser transmitidos aos pássaros através de sementes contaminadas, alimentos mal lavados ou malacondicionados, material de ninho e pelo próprio ar. A antibioticoterapia prolongada e a deficięncia de vitamina A constituem-se em fatores predisponentes.

D) Deficięncia Nutricional - A alimentaçăo dos pássaros é de suma importância para o sucesso da criaçăo. Devemos utilizar sementes de boa procedęncia, livres de contaminantes e uma raçăo ou farinhada profissional balanceada para prover todas as vitaminas, aminoácidos essenciais e sais minerais necessários ao bom desenvolvimento dos pássaros.

E) Micoplasmose também chamada de doença respiratória (DCR) - Bactéria do gęnero Micoplasma, apresenta elevada interaçăo com viroses respiratórias (Escherichia Coli na patogenia da DCR).

Os pássaros apresentam comprometimento respiratório, estertores de traquéias, tosse e espirros. Descarga nasal e lacrimejamento podem estar presentes.

F) Coriza - Causada por bactéria do gęnero Anemófila, provoca anorexia, descarga nasal, tosse, dispnéia e congestăo das mucosas. Os pássaros podem apresentar infecçőes latentes, que após "stress" ou em associaçăo com outros patógenos podem desenvolver a doença.

O melhor meio de evitar estas doenças e, por conseqüęncia, o peito-seco săo:

• Higiene absoluta das gaiolas, comedouros, bebedouros e equipamentos.

• Sistema de ventilaçăo adequado, evitando as correntes de vento.

• Controle de temperatura e umidade. O excesso de umidade, associado a temperaturas elevadas, favorece a proliferaçăo de fungos, bactérias; endo e exoparasitas.

• Controlar a super populaçăo.

• Água de boa qualidade, de preferęncia mineral.

• Alimento profissional balanceado, livre de contaminantes.

• Pássaros recém adquiridos devem permanecer em quarentena, sem qualquer contato com os demais equipamentos.

• Impedir o contato direto ou indireto com pássaros livres, como pombos e pardais que veiculam doenças e parasitoses.

• Evitar "stress" desnecessários, como animais domésticos ou pessoas estranhas dentro do criadouro.

•Tratamento profilático de verminoses e doenças com medicamentos de qualidade acentuada.

Enfim, o melhor tratamento é a prevençăo. Para tanto, existem no mercado bons produtos porém, para uma prevençăo e tratamento mais eficazes, sugerimos o Nalyt, produzido pela Amgercal. Este produto foi desenvolvido para controle e combate a Micoplasmose dos pássaros, assim como da Coccidiose, causadoras do peito-seco e ainda reidrata e fornece energia aos pássaros doentes. Para o tratamento preventivo administre, nas raçőes ou farinhadas, 20 gramas de Nalyt para cada quilo de alimento, durante sete dias, descanse cinco dias e administre mais sete dias.

No tratamento curativo use 10 gramas de Nalyt para cada 500 ml de água (de preferęncia mineral).

Administre a soluçăo aos pássaros por 12 dias, trocando-a diariamente, sendo esta soluçăo a única fonte de água dos pássaros.

Caso o pássaro rejeite esta soluçăo, administre diretamente no bico duas a tręs gotas, duas vezes ao dia. Em nossa experięncia este produto tem dado excelentes resultados.

Nenhum comentário: