domingo, 23 de novembro de 2008

CAUSAS DE CARÊNCIAS VITAMÍNICAS

A finalidade deste artigo é ordenar um quadro e seus sintomas gerais (só um alerta).

Para um preparador de alimentos para aves, é muito importante conhecer a causa e em seguida a qualidade dos alimentos que podem manifestar carências vitamínicas, que refletem no estado de saúde e na reprodução das aves.

Esses fatores podem ser simplesmente agrupados como a seguir:

a) Insuficiência das dosagens vitamínicas

b) Absorção imperfeita das vitaminas no trato digestivo. Os casos mais freqüentes são os lipossolúveis, seguido da ingestão de lipídeos alterados.

c) Eliminação da quantidade necessária de vitamina pelo sistema excretor, seguindo o processo fisiológico como por exemplo se verifica a poluição de caráter patológico.

d) Distribuição das vitaminas no trato digestivo, e ação da flora bacteriana alterada por condições particulares enzimáticas, ver o caso da inativação da vitamina E em contato com oleaginosas e farinhas de extrações de sementes oleosas.

e) Por combinação não equilibrada das proteínas, glucídeos e lipídeos o desequilíbrio causa um stress nas vitaminas, por exemplo o excesso de tiamina determina a eliminação do ácido pantatênico e outros desequilíbrios vitamínicos com apresentação do quadro de avitaminose. Excesso de niancina, determinando o aparecimento da síndrome de Berbéri e o fenômeno da falta de riboflavinose. Em geral se pode adicionar nas rações e alimentos, componentes do grupo B em quantidade muito superior à exigência fisiológica do organismo e esta adição desproporcional do radical fosfórico pode comprometer a absorção de outros componentes vitamínicos do complexo B, fazendo com que essa transformação de co-enzima ativa seja comparada ao quadro de avitaminose.

f) Pela alteração do estado fisiológico das aves, época de postura, stress, crescimento, etc. e por causa da natureza patológica. Havendo necessidade da absorção da bílis, pela sua passagem pelo tubo digestivo causa a não absorção pelo intestino das vitaminas (lipossolúveis) que são absorvidas parcialmente originando um quadro de carência primária e secundária.

g) Pela irregularidade da formação do fermento vitamínico pela ação da avitaminose.

h) Pela incompatibilidade do indivíduo frente às diversas vitaminas, criando um fator de aceleração e degradação das vitaminas, causando stress.

A vitaminização da dieta deve ser efetuada de maneira correta no sentido de não adicionar quantidade a menos ou a mais que a real necessidade das aves.
No primeiro caso a integração será parcialmente eficaz originando sintomas de carência no segundo caso elevar o uso excessivo causa custos desnecessários podendo originar graves distúrbios e o excesso pode ser tóxico, competir com outras vitaminas no trato como já mencionamos e causar distúrbios no metabolismo normal originando dessa maneira um quadro carencial. Portanto, tenha cuidado ao empregar complexos vitamínicos na sua criação, pois nem sempre os efeitos serão os desejados.

Nenhum comentário: