domingo, 23 de novembro de 2008

HIGIENE DO CRIADOURO

Gaiolas:

As gaiolas de arame galvanizado devem sempre estar limpas, onde recomendamos o uso de papel absorvente ou mesmo jornal onde se obtem o mesmo sucesso (para forrar a chapa galvanizada) , facilitando a limpeza e conservação da chapa.

As grades devem ser limpas pelo menos uma vez por semana (por este motivo as gaiolas devem ter duas grades de fundo uma para colocar na gaiolas e a outra para trocar na hora da limpeza). Se possível recomendamos uma vez por ano antes de iniciar a época de criação uma limpeza geral nas gaiolas e até mesmo pintá-las com tinta própria.

Utensílios:

Os utensílios onde são fornecidos os alimentos e água as aves também necessitam de um bom cuidado e uma boa higiene para evitar doenças. Os comedouros e bebedouros podem ser lavados com sabão e jogar um pouco de água quente, e em seguida um desinfetante, e secados ao sol para evitar que as sementes e outros alimentos apodreçam com a umidade do comedouro.

Poleiros:

Os poleiros de madeira também devem receber um tratamento especial.

É onde as aves passam a maior parte de sua vida e estarem sempre limpos, para evitar o aparecimento de microorganismos, bactérias e parasitas, que durante a noite atacam as aves, e durante o dia se escondem entre as ranhuras dos poleiros, o qual deve ser limpo utilizando algumas gotas de querosene ou outro produto desinfetante, o que é suficiente para matar estas parasitas. Os poleiros devem estar bem secos antes de recoloca-los nas gaiolas, pois se estiverem umidos podem causar reumatismos ou outras doenças nas aves.



Banho com água:

Como todo ser as aves também gostam de fazer sua própria higiene, os canários se banham sozinhos, apenas coloque uma banhera com água limpa no interior da gaiola, que a ave se encarrega de tomar seu banho. Se a ave não gosta de tomar banho, você pode ajuda-la a fazer sua higiene, num dia bastante quente, pegue um pulverizador manual de plantas, regule o bico para uma nevoa fina; esguiche um pouco na ave e coloque-a ao sol, pois ela mesma se encarrega de secar e arrumar suas penas.

Banho de sol:

Como o pássaro necessita de um banho com água, é muito importante que os pássaro tome também o seu banho de sol, o qual lhes trás bom vigor físico e recebem a vitamina "D", que é indispensavél no crescimento dos seres vivos.

-Importante: os pássaros não podem ficar muito tempo espostos aos raios solares, na vida selvagem eles sabem a medida certa do seu banho e em cativeiro é bom tomar alguns cuidados. O banho de sol é recomendado pela manhã entre as 8 e 9 horas e a tarde após as 16 horas. Para saber se o pássaro não ficou muito tempo esposto ao sol, você saberá distinguir com o tempo, variando da época do ano se o sol esta muito quente etc. Outro ponto para se observar é quando a ave abre o bico, o qual seria a hora certa de tirar a ave do sol.

Unhas:

Como nós os pássaros possuem unhas e também crescem com o passar dos tempos. As unhas dos pássaros precisam ser aparadas, (geralmente se apara as unhas de canários adultos com mais de um ano).

Pegue o canário e segure-o firmemente, e olhe suas unhas contra a luz, você verá que existe uma pequena veia dentro da unha, localizando esta veia corte a uns 2 a 3 mm abaixo da veia tome o cuidado para não cortar este vaso sanguineo, pois poderá causar infecções ou até a morte do canário através de hemorragia. Caso acidentalmente isto ocorra cauterize o local com um palito de fósforo ainda quente, com uma faca ou coloque uma solução cicatrizante (Albocresil).

Pode usar também poleiros com lixa (são poleiros com uma tira de lixa na parte de baixo), deve ser colocado de acordo com a necessidade da ave.

Nenhum comentário: